A Área de Comunicação Social Espírita contempla, em suas atribuições, as atividades de Palestra Pública* e de Divulgação da Doutrina Espírita, de forma integrada com as demais atividades do Centro Espírita.
É uma reunião pública, na qual são realizadas palestras ou conferências sobre temas relacionados com a Doutrina Espírita, voltadas a atender aos interesses da população em suas necessidades de esclarecimento e consolação.
As palestras públicas têm o propósito de esclarecer, consolar e promover o bem através da apresentação dos conteúdos espíritas, fundamentados nas obras de Allan Kardec e na literatura espírita dela decorrente, utilizando meios e técnicas expositivas compatíveis com os propósitos de transformação moral da Humanidade.
Divulgar a Doutrina Espírita em seus aspectos científico, filosófico e religioso, sempre que possível, de forma integrada.
Divulgar é a ação de tornar públicos e comunicar conceitos, fatos e conhecimentos, bem como compartilhar ideias, sentimentos e atitudes. A divulgação espírita é o objeto de trabalho da Área de Comunicação Social Espírita.
A comunicação social espírita tem por objetivo o consolo, o esclarecimento e a iluminação das almas. Para isso, ela desempenha três funções:
a) EVANGELIZAR – é a função de reunir os conteúdos que consolam, esclarecem e iluminam. Estes conteúdos são identificados primariamente na literatura espírita e complementados por estudos relacionados aos temas do Espiritismo.
b) INTEGRAR – é a função de divulgar as atividades, os eventos e os comunicados do Centro Espírita e do Movimento Espírita de modo que os frequentadores da instituição e os próprios trabalhadores tomem conhecimento dos assuntos.
c) MEDIAR – é a função que dá forma midiática aos conteúdos que devem ser divulgados. Por exemplo: as informações podem ser divulgadas por meio de um cartaz ou de um vídeo. A função midiática é converter os conteúdos em formatos adequados para os públicos considerando:
» critérios de fundamentação – analisam se os conteúdos a serem divulgados possuem relação com os fundamentos do Espiritismo;
» critérios de utilidade – avaliam se os conteúdos têm utilidade para o público a que se destinam; e
» critérios de beleza – enaltecem os aspectos estéticos nas formas dos conteúdos de modo a que sejam simultaneamente interessantes, agradáveis e sensíveis à percepção dos públicos aos quais se destinam.
Difusão dos conteúdos do Espiritismo por meio de todas as mídias compatíveis com os princípios ético-morais espíritas, atentando-se para a necessária coerência doutrinária, com vistas à construção de uma mentalidade que privilegia a melhoria moral dos indivíduos e da sociedade, contribuindo para a busca da felicidade verdadeira assentada sobre os valores imortais de integração do ser humano consigo mesmo, com o próximo e com Deus.
a) Divulgar os conteúdos espíritas e as atividades de estudo e de prática do Espiritismo, em formato, estrutura e canais adequados aos públicos aos quais se destinam;
b) Promover a formação da mentalidade cristã, por excelência, mentalidade purificada, livre dos preceitos e preconceitos que impedem a marcha da Humanidade;
c) Promover a comunicação entre os agentes que participam do Centro Espírita, do Movimento Espírita e da Sociedade;
d) Promover o compartilhamento de informações para garantir a unidade de pensamentos e de propósitos no ideal da Unificação Espírita.
Realização de eventos como palestras ou conferências públicas, acompanhadas ou não de apresentações artísticas, observando-se sempre a fidelidade doutrinária;
Preparação e uso de recursos de recursos tecnológicos;
Publicação e distribuição gratuita de mensagens, folhetos, jornais, revistas e livros espíritas em locais físicos ou virtuais;
Elaboração e distribuição de boletim informativo das atividades realizadas pelo Centro Espírita;
Edição de jornal ou revista para circulação interna e externa;
Venda de livros, jornais e revistas espíritas;
Organização de biblioteca;
Produção e difusão de programas nos meios de comunicação e mídias sociais;
Utilização de coluna espírita em periódicos não espíritas;
Implantação e manutenção de página na web, redes sociais, conteúdos digitais e outros destinados para a internet. Esses recursos devem ser gerenciados a partir de contas institucionais.
Realização de oficinas e cursos de formação, atualização em ferramentas e conteúdos pertinentes à comunicação social espírita;
Outras relacionadas à divulgação do Espiritismo e das atividades do Movimento Espírita.
Texto: Orientação ao Centro Espírita (OCE)
Clique na imagem para acessar o documento: